TIBÃES, 25 ANOS: (RE)DESCOBRIR A MEMÓRIA

Muitos são os anos do Mosteiro de Tibães. O ano de 2012 é apenas mais um. Mas é um que nos desperta a memória, que nos provoca a reflexão, que nos move para a acção. 25 anos é muito tempo. Mas o tempo em património é longo. É preciso tempo para conhecer, tempo para intervir, tempo para divulgar, tempo para animar, tempo para fazer viver. O Mosteiro de Tibães viveu bem os seus últimos 25 anos.
O GAMT não podia deixar passar 2012, sem explorar a potencialidade que as efemérides propiciam.
Em Março, numa colaboração profícua com o mosteiro e com alguns dos seus Amigos, trouxemos memórias e saberes, que nos aproximaram dos diversos tempos e usos deste património.
Em Julho, com a Exposição Mosteiro de Tibães: 25 anos após a aquisição pelo estado Português, uma iniciativa do Mosteiro de Tibães e do GAMT e a colaboração do Museu da Imagem, a inaugurar no próximo dia 12 de Julho às 17.00 horas, revisitaremos o passado através de imagens do tempo e veremos o presente através do olhar de fotógrafos contemporâneos.
Ainda em Julho, a 21, vamos trabalhar na ruína dos antigos engenhos da cerca do mosteiro. Com a ajuda de todos os que a nós se juntarem vamos valorizar aquele espaço para o dar conhecer e proporcionar a sua fruição museológica.
Ás 09.30 horas de sábado, 21 de Julho, apareçam com água, vestuário e calçado apropriado e merenda para partilhar no almoço/convívio, que encerrará a manhã de trabalho. À tarde faremos uma visita guiada à exposição e trocaremos memórias dos tempos da ruína.
As inscrições para esta acção deverão ser feitas, até 20 de Julho, para o GAMT, amigosdetibaes@gmail.com, ou para o mosteiro de Tibães, msmtibaes@culturanorte.pt, tel. 253622670, 253623950.

Em Dezembro, voltaremos a (RE)DESCOBRIR A MEMÓRIA

Sem comentários:

Enviar um comentário