Lembrando o órgão de tubos do Mosteiro de Tibães

No Verão de 2015, no âmbito das atividades do programa do "Dia da Freguesia", projeto da junta de freguesia de Mire de Tibães, o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães procedeu, com o apoio da Paróquia, à recolha de memórias de residentes na freguesia acerca do Órgão de Tubos do Mosteiro de Tibães. Os testemunhos recolhidos foram trabalhados e apresentados publicamente, sob a forma de power point Memórias do órgão de tubos do Mosteiro de Tibães ), no dia 6 de Setembro, na tertúlia "Preservação da Memória do Órgão de Tubos do Mosteiro de Tibães", onde estiveram presentes cerca de 90 pessoas. 
Este trabalho visava não só a preservação de uma memória mas também mostrar à Direcção Regional da Cultura do Norte o interesse de uma população que reconhece o valor de um património, sentindo-o como seu e que quer vê-lo recuperado e ouvir de novo a sua música.
Órgão de tubos do Mosteiro de Tibães
A memória do órgão de Tibães e o reconhecimento da importância da música no seio da comunidade beneditina não terá sido indiferente à organização da 3ª edição do Festival de Órgão de Braga, que no próximo dia 8 de Maio, traz, à igreja do Mosteiro de Tibães, o concerto "Órgão e Amigos Medievais" em que o órgão “actualiza uma época em que estes instrumentos não se confinavam ao ambiente sacro estando também presentes em contextos profanos”. 
Este concerto é um dos seis do Festival, “que propõe uma viagem pelo mundo da arte, numa caminhada que aponta para o divino” a realizarem-se na Sé Braga, dia 6 de Maio; na Igreja da Conceição, dia 7 de Maio; na Igreja de Santa Cruz, dia 13 de Maio; na Igreja de Santa Maria de Adaúfe, dia 14 de Maio e na Igreja de S. Vítor, dia 15 de Maio. 
Lamentando que o órgão que vamos ouvir não seja o da igreja, o GAMT congratula-se por esta actividade que é um contributo importante na luta pela recuperação do Órgão de Tubos do Mosteiro de Tibães.

Aida Mata

Sem comentários:

Enviar um comentário