Ao Encontro de Patrimónios - "Louriçal - Livraria do Mondego - Lorvão", 08.nov.2025

 1ª Visita - Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal  (vila do Louriçal, município de Pombal, distrito de Leiria)


Maria de Brito (madre Maria do Lado), uma irmã da Ordem Terceira Franciscana, funda nesta sua terra natal o Recolhimento das Religiosas Escravas do Santíssimo Sacramento (Recolhimento de Terceiras), decorria o ano de 1631 (nasceu a 24 de junho de 1605). Em 1688 o Recolhimento transforma-se em Convento com o apoio régio de D. Pedro II.

Em 1690 é iniciada a construção do convento sob o traçado inicial do arquiteto régio João Antunes. Por “dezoito longos anos” as obras decorreram, finalizando-se em 1708 já com o empenho do príncipe D. João V que tomou a seu cargo as obras como forma de agradecimento por cura de doença. Em 1709 é inaugurado o convento e dá-se a fusão das Escravas do Santíssimo Sacramento com as Clarissas, passando à denominação de Clarissas do Desagravo.

O templo é construído entre 1726 e 1739 sob a autoria arquitetónica do Irmão Manuel Pereira (Congregação do Oratório). De “escala monumental, constitui um valioso exemplar da arquitetura religiosa barroca da época áurea de D. João V”. “Denota uma austera sobriedade exterior, em contraste com a dinâmica e os reflexos luminosos do seu interior, para os quais contribuem decisivamente o seu revestimento azulejar”. Num diálogo harmonioso de técnicas artísticas, destacam-se os painéis a Paixão de Cristo, a vida de S. Francisco de Assis, a Virgem Maria e a vida de Santa Clara. Estes painéis são atribuídos à oficina de Valentim de Almeida (Lisboa). Deram sua contribuição para a construção dos retábulos, Carlos Mardel (desenho) e António Bellini de Pádua (escultura). 

Aqui vivem em clausura irmãs clarissas, sendo o único que se mantém com a família religiosa de origem. Para isso muitos sacrifícios foram pedidos a esta comunidade, nomeadamente que comprassem o que era seu (1927). 

Na Capela do Recolhimento visitamos a exposição “o trabalho no Convento do Louriçal”, a qual se destina dar a conhecer mais sobre a vida das Clarissas do Louriçal (lema: “ora et labora” / reza e trabalha).

Em 2009 comemoraram-se os 300 anos de história (1709-2009) deste mosteiro que em 1939 foi classificado como Monumento Nacional. 

No exterior, o imponente Aqueduto do Louriçal, mandado construir por D. João V, para assegurar o abastecimento de água ao mosteiro. Tem uma extensão de 350m com 35 arcos de volta perfeita. “Esta majestosa obra hidráulica setecentista deve o seu traço ao Irmão Manuel Pereira, da Congregação do Oratório, especialista em arquitetura, a quem o Monarca confiava para as suas obras régias. O Parque Verde local com cerca de 5.500 m2 (inaugurado em 14/agosto/2024), o Parque Natural Rico Sofia com cerca de 22.000 m2 (2024), o Mercado do Peixe (obra de 1987 e reabilitada em 2023), o Centro de Saúde, a Igreja Matriz de S. Tiago, o Pelourinho, a Fonte do Areal, as rotas PR9/PBL/FIG e PR7/PBR/FIG (rotas entre mosteiros / arrozais do Louriçal), anúncios de viagens a Luzes de Natal e Senhora da Peneda (dez.2025), aos Picos da Europa (abril.2026), um processo de licenciamento de uma churrasqueira, venda de refeições, serviços de limpeza…


Fotos e texto (com base em informações do GAMT, na audição da visita, nos registos públicos disponíveis no local, na Wikipédia, na gravação da visita guiada da RTP Play de 26/06/2019) 


Silva Manuel / Manuel Duarte


 

 2ª Visita - Mosteiro de Santa Maria de Lorvão (freguesia de Lorvão, município de Penacova, distrito de Coimbra)


Saídos do Louriçal (Pombal-Leiria) rumamos a nordeste passando pela “livraria mais antiga do mundo”, um monumento natural local, de elevado interesse científico, didático e paisagístico (com cerca de 400 milhões de anos) que integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas nas margens do rio Mondego). Encontrávamo-nos já no município de Penacova: uma visita-passagem, em razão do confinamento local e da hora do almoço (restaurante junto à ponte J. L. Castro / Largo dos Cantoneiros).

“O Mosteiro de Lorvão, e nomeadamente a sua antiga hospedaria, foi local escolhido pelo Duque de Wellington para pernoitar uma noite com a sua comitiva antes de montar o seu quartel-general no Convento do Bussaco, enquanto as suas tropas, seguindo as suas indicações, se deslocavam para a Serra do Bussaco (Guerra Peninsular, 1807-1814).

Hoje está enriquecido com um centro interpretativo (disponível o gerador QR), um espaço cultural cujo objetivo é divulgar a história e a importância deste monumento emblemático, agora uma imagem parcial da grandiosidade de outrora. Propõe recuperar as histórias das comunidades religiosas que aqui habitavam. As religiosas procuravam reforçar a devoção dos crentes e não poupavam no enriquecimento dos seus interiores com belas imagens e ricos utensílios. O Mosteiro de Lorvão modelou o território e a vida das suas populações ao longo dos tempos – lemos nos painéis informativos.

Entramos pela portaria de cima (a menor ficava junto aos aposentos da abadessa), local de contacto com o exterior e receção. De cada lado situavam-se os locutórios, espaços para as monjas poderem receber suas visitas. No exterior duas esculturas laterais das Santas Rainhas e encimadas ao centro pela de S. Bernardo (escultura mutilada). Na parede interior do lado direito vestígios da antiga torre medieval (séc. XII).


“O claustro é o coração do mosteiro. Em sua volta se ordenavam inicialmente todas as construções monásticas. Simboliza o centro do universo com a fonte no cruzamento das quatro ruas orientadas segundo os pontos cardeais. Data de 1597. As capelas mais antigas são de 1601-03. Integra-se no tipo designado por Renascença Coimbrã, sendo dos primeiros claustros de Portugal a compreender o novo espírito de completa fruição do espaço, sem barreiras separadoras entre as galerias e o pátio central.

“Ao longo do séc. XVII encheu-se de capelas devocionais, mandadas fazer pelas religiosas, atingindo o número de treze, o que lhe confere lugar único entre os claustros portugueses”.
Os primeiros monges que aqui habitaram viveram sob um regime de regra mista (princípios de várias regras), buscando orientação espiritual. Só em meados do séc. XI Lorvão se tornou num mosteiro beneditino (Regra de S. Bento), sendo dedicado a S. Mamede.


No séc. XII foi sujeito a importantes remodelações. Transformou-se num dos principais centros de

produção de manuscritos iluminados (iluminuras), a par do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Do “scriptorium” de Lorvão destacam-se o “Livro das Aves” (final do reinado de D. Afonso Henriques) e o “Comentário do Apocalipse” (reinado de D. Sancho I). Em 2015 a UNESCO distingue este emblemático manuscrito como “Memória do Mundo”, um dos “mais belos documentos da civilização medieval ocidental”.
No início do séc. XIII o mosteiro passou para a Ordem de Cister e, ao mesmo tempo, a mosteiro feminino, agora sob invocação de Santa Maria. Esta profunda transformação deveu-se à infanta Santa Teresa de Portugal (filha de D. Sancho I e mulher de Afonso IX de Leão) que, no regresso a Portugal, viveu neste mosteiro até à sua morte e que se encontra sepultada na igreja juntamente com sua irmã, a Santa Sancha de Portugal.
O mosteiro atinge grande esplendor com as abadessas D. Catarina de Eça, bisneta de D. Pedro e de D. Inês de Castro (1472-1521) e D. Bernarda de Lencastre (1560-1564). A partir de D. Margarida da Silveira (1621-1624) o cargo de abadessa passou de vitalício a trienal.
Depois das guerras liberais e com a extinção das ordens religiosas, também este mosteiro entrou em acentuado declínio (a última freira deste mosteiro faleceu em 1887).

A 3 de maio de 2014, após cerca de 25 anos do início da reparação, foi inaugurado o órgão ibérico de dupla face (único), de dimensões e sonoridade fora do comum.
Em 2018 é anunciado o projeto de transformação das duas alas do mosteiro em unidade hoteleira, que até 2012 foi hospital psiquiátrico.
Regressamos a Braga já com umas embalagens de docinhos de Lorvão e de outras recordações.


Organização da viagem e das visitas guiadas: GAMT – Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães

Fotos e texto (com base em informações do GAMT, na audição da visita, nos registos públicos disponíveis no local, na net…)


Silva Manuel / Manuel Duarte


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