“Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude” - Mosteiro de Tibães - 15 julho 2023

Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude, é uma iniciativa do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães (GAMT) que parte de um protocolo previamente estabelecido entre a coordenação da Formação Avançada (FA) em Psicologia Positiva e Logoterapia da Universidade Católica Portuguesa e a Direção Regional da Cultura do Norte/Mosteiro de Tibães. Contou ainda com duas parcerias estabelecidas com Sindicato de Poesia e o Ensemble IL Filo d´Oro. A organização do evento teve os apoios do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, da Câmara Municipal de Braga, do Teatro Circo, da Associação Empresarial de Braga, da TUB, da Agere, da Casa do Professor e da Livraria Centésima Página.

O projeto tem como primeiro objetivo contribuir para a dinamização e valorização do património do Mosteiro de Tibães alusivo ao tema das virtudes através da produção de eventos que enalteçam o valor da Pessoa, Palavra, Património e Virtude. As verbas resultantes serão destinadas para a recuperação do património perdido do Mosteiro de Tibães e edição das versões literárias das histórias produzidas.

O processo de construção da designada Formação Avançada, Psicologia Positiva e Logoterapia, assentou na escolha de uma metodologia de ensino que recorreu à inspiração emocional e estética para facilitar a prática de forças de carácter e o esclarecimento do propósito de vida. Para o efeito, além dos modelos de referenciação teórica, nomeadamente a Logoterapia e Análise Existencial, ao nível prático recorre-se a estratégias ilustradoras como o cinema ou a poesia, mas sobretudo, é a escrita de histórias que apelem a memórias referenciadoras ou a testemunhos inspiradores. Posto isto, em cada ano, com base nas histórias escritas pela coordenação do curso e no trabalho final dos alunos que consiste na escrita de uma história real ou ficcionada inspiradora de uma força de carácter, são constituídas versões literárias dessas narrativas, com vista a serem lidas pelo Sindicato de Poesia no trajeto definido para o Passeio das Virtudes nos espaços do Mosteiro, nomeadamente o Escadório das Virtudes.

Na 2ª edição constituíram-se duas extensões ao Passeio das Virtudes, nomeadamente, Da Arte do Som e do Silêncio, dedicada é visualização de um documentário sonoro da radialista e realizadora Sofia Saldanha, a decorrer no próximo dia 04 de novembro, e, a extensão Da Arte da Palavra dedicada é apresentação de uma obra que enalteça o valor da mesma, a decorrer no próximo dia 25 de novembro. Este ano o Passeio das Virtudes tem a honra de contar nesta extensão com a apresentação da obra Triunfo do Amor Português do escritor e poeta Mário Cláudio.

No passado dia 15 de julho decorreu o evento principal, a 2ª edição do Passeio das Virtudes. O programa teve três momentos. Iniciou com uma leitura científica acerca de forças de carácter e propósito de vida, pela coordenação da designada Formação Avançada, na Sala do Capítulo. Em seguida, pela voz do Sindicato de Poesia deu-se início ao Passeio das Virtudes, ao longo do qual foram dadas a conhecer 7 histórias em intervalos de 7 minutos. Iniciando no Pátio do Galo, foram percorridos alguns dos emblemáticos espaços exteriores do Mosteiro de Tibães, nomeadamente a Fonte de S. Bento, o Escadório das Virtudes, a Capela de S. Bento e o Lago, fim do qual se fechou o círculo, voltando-se ao ponto inicial, o Pátio do Galo. O programa finalizou da melhor forma possível, com o regresso à Sala do Capítulo para um magnífico momento musical pelo Ensemble IL Filo d' Oro.

Pelo Sindicato de Poesia, disseram: Ana Cláudia Fernandes, António Durães, Gaspar Machado, Joana Vilaverde e Manuela Martinez.














Sem comentários:

Enviar um comentário