Projeto de Memória da Freguesia de Mire de Tibães - "Encomendação, Botar ou Lançar as Almas"


No ido dia 2 de setembro do ano em curso, no Mosteiro de Tibães, foi mais uma vez tempo de lembrar o passado através do projeto “Encomendação, Botar ou Lançar as Almas”.
O GAMT, consciente do importante valor patrimonial das histórias de vida, participou pelo quarto ano consecutivo nas comemorações do Dia da Freguesia, contribuindo assim para a defesa do património cultural imaterial de um povo, à beira do esquecimento, e que a todos compete defender.

Nesse sentido, projetou um trabalho de pesquisa com um pequeno levantamento sobre o ritual cantado nas noites da Quaresma ou do mês dos finados, entrevistando algumas lançadeiras e lançadores do “Botar das Almas” que na sua juventude anunciaram, cantando em alta voz, a necessidade dos pecadores se converterem e de rezarem pelas almas do purgatório. Registou também em vídeo esse costume antigo com a participação de alguns utentes do Centro Social de Mire de Tibães que decidiram partilhar os seus valiosos conhecimentos.
Na tarde de domingo, o “Botar ou Lançar as Almas” foi apresentado a um público atento e participativo, interessado numa discussão sobre este ancestral costume que, até inícios da década de setenta do século passado, fez parte da tradição cultural de Mire de Tibães e povoações circundantes, tendo como exemplo as pertencentes ao antigo Couto de Tibães.
O Culto das Almas
Houve a oportunidade de recordar o tom melancólico dessas vozes algo atemorizadoras, que ecoavam à noite, do cimo das árvores ou de um terraço por cima da cozinha ou barraco, de um muro, uma escada junto a uma meda de palha ou ramada, através das gravações efetuadas e da intervenção de uma participante na tertúlia.
Cumprimos os objetivos traçados ao ouvir, falar, recolher depoimentos, registar e transformar em informação para preservar a memória oral de uma comunidade, fonte de conhecimento, compreensão e união entre as pessoas.
 Agradecemos o apoio da Junta de Freguesia de Mire de Tibães e do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães que cooperaram na concretização deste trabalho.
Reconhecemos também a ajuda dos nossos oradores convidados Albertino Gonçalves, Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e José Pinto, Presidente da Rusga de S. Vicente, que aceitaram falar das suas experiências de pesquisa da Memória popular.

Conselho Diretor do GAMT

Orador José Pinto
Oradores Albertino Gonçalves e Aida Mata
Recolha Testemunhos


Público Participativo

Sem comentários:

Enviar um comentário