GASTRONOMIA COM UM POUCO DE CIÊNCIA - 1ª Crónica “Ciência lambareira: explicar segredos da doçaria”

(workshop apresentada por Margarida Guerreiro, investigadora da Cooking.Lab)

No dia 19 de Março passado, e após uma visita ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães guiada por Aida Mata e Anabela Ramos, que nos levou também ao refeitório e às velhas cozinhas do Mosteiro, eis-nos conduzidos até à cozinha da Hospedaria do Mosteiro.


Aqui e desde logo Margarida Guerreiro dá-nos a provar uma Manteiga de Limão (lemon curd) barrada sobre uns biscoitos em forma de barquinho e ainda Compotas de Abóbora sobre bolachas de água sal…enfim entradas deliciosas a prometer um casamento sério e duradouro da ciência com a doçaria tradicional….
Numa parede da cozinha Margarida ia projetando saberes atuais e tradicionais, e nestes reencontrámos diversas vezes recomendações das nossas Avós e Mães.

O poder de comunicação da Margarida e a sua sabedoria cativaram-nos de imediato, de tal modo que todos (as) queríamos ajudar, provar… enfim a cozinha depressa se tornou a nossa cozinha!
Muita ciência foi desvendada sobre os ovos na doçaria, a gelatina, as compotas e tantos outros “segredos”.
Não serei de todo exaustiva pois foi muito o que aprendemos naquela tarde, mas recordo que a Margarida preparou ali para nós uma saborosa e fofa Espuma de Lima e Manjericão, muito participada e saboreada por todos.
Entretanto e sob a supervisão da Conceição Loureiro Dias foi cozinhado um Arroz Doce delicioso. Também a propósito desta iguaria nacional ficámos a saber a importância da canela aqui!
Por fim esperava-nos uma surpresa, um manjar de reis, preparado ali à nossa vista: um Caviar de Manga!


E como diz o poeta: 
"Milhor é experimentá-lo que julgá-lo;
Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo"

Maria Isabel Calado Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário