O baú das memórias do teatro de Mire de Tibães

 

Como a maioria dos nossos companheiros e dedicados amigos do património tem conhecimento, o GAMT – Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães tem vindo a trabalhar a memória da freguesia de Mire de Tibães, procurando recuperar informação através das experiências vividas ou ouvidas pelas pessoas residentes ou que viveram neste espaço rural.

E, depois de expormos o que se fazia nos Serões, como era o ritual do Botar das Almas, estudarmos a evolução da freguesia após a extinção do Couto de Tibães, tertuliarmos em torno das memórias do órgão de tubos do Mosteiro e das memórias da maçã Porta-da-Loja, … a Associação decidiu eleger o Teatro como tema de trabalho de pesquisa e estudo.

Assim, em finais de 2019, deu início à procura de elementos dramatúrgicos no espaço geográfico da freguesia de Mire de Tibães, desafiando alguns conterrâneos seus a procurar memorações esquecidas ou abandonadas no fundo das suas malas, arrumadas a um canto dos seus preciosos lares.

Teimando aqui e acolá, pouco a pouco, foram aparecendo autênticos tesouros que nos narram ocorrências fantásticas, algumas já com um século de história e que a grande maioria de nós não imaginava poder ainda encontrar nos espólios privados. Pensamos agora: O que fazer com estas reminiscências, como difundir estas valiosas e autênticas intimidades teatrais?

Dando alguns passos na sua divulgação, para já, levaremos gradualmente à presença dos nossos amigos algumas imagens que nos narram esse passado. E fica aqui lançado o renovado pedido: - Se alguém desejar revelar as suas recordações, procurem-nos que lhes daremos seguimento, pois teremos muito gosto em dilatarmos os nossos conhecimentos.

Estamos confinados, mas não ao ponto de não conseguirmos comunicar…

Então, para iniciar a nossa memória coletiva, aqui vai.


Imagem 1 - Certamente, já ninguém se lembrará desta edição manual do drama alegórico bíblico “O Filho Pródigo”, reproduzida a quatro mãos por empregados da Fábrica de Papel de Ruães, nos finais do século XIX, iniciada em 1894 e concluída no ano de 1895 nos termos expostos. Como é percetível, trata-se de uma peça musicada;

Imagem1 - O Filho Pródigo 1894 música fim


Imagem 2
– Saltando no tempo para inícios da década de trinta do século XX, encontrámos outra peça copiada à mão por João Pinto Gomes Veiga, o drama “O Mau Filho”, onde temos indícios da distribuição de papéis pelos atores;

Imagem2 - O Mau Filho 1930


Imagem 3 – Surgiu uma segunda cópia da peça “O Filho Pródigo” datada de 1939, da autoria de Álvaro Correia Igreja, vendo assinaladas anotações referentes às inevitáveis adaptações para a representação, ocorrência frequente no teatro amador;

Imagem3 - O Filho Pódigo 24-4-1939


Imagem 4 – Descobrimos boletins paroquiais, dos anos trinta do século passado, que nos forneceram informações preciosas sobre a vida dos tibanenses nos aspetos religioso e cultural, tendo o teatro desenvolvido pelo Patronato de S. Bento um lugar de destaque.

Imagem4 - A Vida Paroquial Fevereiro 1935 - Vida de Tibães

Estão curiosos? Prosseguiremos a publicação de imagens na próxima semana…


Sem comentários:

Enviar um comentário