PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES DISTINGUE TERESA ANDRESEN


Teresa Andresen, associada do GAMT, é a vencedora da 1ª edição do prémio Gonçalo Ribeiro Telles. A arquitecta paisagista foi distinguida pela sua intervenção relevante nas áreas da sustentabilidade ambiental e da paisagem urbana em Portugal.
Este prémio é uma iniciativa da Casa Real, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagísticos. Para além de homenagear a visão sistémica e a intervenção cívica do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, esta distinção irá eleger anualmente a personalidade que seja protagonista de intervenções vanguardistas e transformadoras no Ambiente e na Paisagem, com um percurso de vida fortemente ligado ao serviço do bem comum.
Com um vasto percurso profissional e académica, Teresa Andresen foi uma das fundadoras do curso de Arquitectura Paisagista na Faculdade de ciências da Universidade do Porto (FCUP). Foi também membro do Conselho Científico da Agência Europeia de Ambiente, de 2002 a 2008. Em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e sob coordenação de Bianchi de Aguiar, elaborou a candidatura da Região Demarcada do Douro a património Mundial da UNESCO. Mais recentemente elaborou o Plano de Gestão da Paisagem Protegida do Parque das Serras do Porto e coordenou a candidatura do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, a Património Mundial da UNESCO.
FOTO: DR
Atualmente, Teresa Andresen é presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos e membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo anteriormente dirigido o Instituto da Conservação da Natureza (1996-1998), o Parque da Fundação de Serralves (2007-2009) e o Jardim Botânico do Porto (2007-2014).
O prémio, que se traduz num troféu em forma de árvore da autoria do escultor Luís Cruz, foi entregue numa cerimónia na Fundação Calouste Gulbenkian, que editou em 2005 um catálogo de uma exposição sobre arquitectura paisagista em Portugal nos anos 1940 a 1970 com textos de Teresa Andresen, a entrega contou também com as presenças do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, da presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e do Reitor da Universidade de Lisboa, António Manuel Serra.

Sem comentários:

Enviar um comentário