DIA DE S. MARTINHO

No próximo fim-de-semana, São Martinho é festejado no Mosteiro de Tibães! Vamos conhecer a vida do Santo e celebrar a sua memória.
Missa festiva; leituras encenadas; teatro de marionetas; música e magusto proporcionarão encantos, saberes e sabores.
O GAMT associa-se a esta festa, trazendo, para a tarde de Domingo, as cantigas e a música da Associação Cultural e Festiva Os Sinos da Sé.
 E já que estamos no universo da memória, deixemos os nossos dias e recuemos até aos dias dos monges de Tibães. Como viviam eles a festa a S. Martinho, o orago do Mosteiro?
Como Patrão do Mosteiro de Tibães a sua festa, era uma festa de primeira classe, como o eram o Natal, a Páscoa, a Ascensão, o Pentecostes e o Dia de São Bento.
A existência e solenidade da festa eram anunciadas pelo toque dos sinos. Os ofícios das matinas e vésperas eram anunciadas com três repiques de todos os sinos, incluindo a garrida, e com o dobrar do sino maior e a missa, com um repique breve e com o sino maior a correr por o espaço de um Padre-nosso. Também o sermão, se acontecesse de manhã, era anunciado, no dia antecedente antes das badaladas das almas com três repiques e o dobrar do sino maior por espaço de meio quarto de hora. Repetia-se no dia da festa meia hora antes de tocar à terça.

Nesses dias, a igreja e sacristia eram varridas e espanadas as paredes, os retábulos e os altares; os frontais eram mudados e limpas as pratas e os latões; os linhos eram postos de novo e os corporais lavados e engomados; era mudada e perfumada com cheiros a água benta das pias. Grande abundância de velas, rosas e ramalhetes de flores ornavam os altares. Caçoilas de faiança com as diferentes águas de cheiros - água rosas, água de flores, água de cedro – e as ervas e produtos aromáticos - alfazema, a carqueja, o cravo-da-índia, o beijoim, o âmbar e o almíscar - a par dos turíbulos com as pastilhas e o incenso, tornavam odorífera a igreja.

Com a igreja aberta, desde o toque das primas até ao das completas, o cerimonial litúrgico engrandecia-se quer no número de celebrantes e acólitos, quer nos paramentos, quer no percurso processional, quer com os cânticos e a música do órgão. As matinas e laudes eram inteiramente cantadas e os hinos, salmos e cânticos, próprios da liturgia desses dias, eram cantados com o acompanhamento do órgão.

Mas a festa também se celebrava à mesa. Como ordenavam as constituições beneditinas, durante as festas, por respeito da solenidade e trabalho dos monges e de acordo com a previdência do abade, dava-se de comer mais esplendidamente. Assim, a festa era também uma pausa no rigor alimentar da semana, dando lugar a uma refeição mais folgada, mais rica e mais abundante. Em Novembro, mês em que eram festejadas, para além do São Martinho, as festas de Todos os Santos, da Igreja e da Ordem Beneditina, e a folga do entrudo do Advento, eram feitas avultadas compras de carne onde, embora dominando a vaca, apareciam também a vitela, as galinhas, os perus e os leitões. Quanto ao peixe, compram, sobretudo, pescada e sardinha mas também congro, ruivo, raia, cação, polvo, robalo e pargo. Tudo acompanhado de bom vinho maduro. Os doces estão omissos nos registos de gastos. Aparecem apenas referenciadas as compras de leite, para o arroz, e dos figos e passas.

Vivendo intensamente a festa, os monges de Tibães libertavam-se, por um dia, da dureza quotidiana da clausura. 

Aida Mata

Sem comentários:

Enviar um comentário