A 28 de Setembro de 1990 nasceu, como garante da preservação da Memória-História do Mosteiro de Tibães, o Museu do Mosteiro de São Martinho de Tibães.
Para além das funções específicas nas áreas da museologia, do estudo e investigação e da dinamização cultural, o Museu foi criado com a atribuição específica de fomentar e ampliar o conhecimento do Mosteiro de Tibães e da Ordem Beneditina e das suas relações históricas, artísticas, sócio-culturais e sócio-económicas com a região em que está inserido.
Esta medida institucional, veio permitir o arranque orgânico do Mosteiro de Tibães que passava a dispor de orçamento próprio, de quadro de pessoal e de maior capacidade para a gestão integrada do monumento, estatuto orgânico que, infelizmente, perdeu numa das últimas reestruturações do Ministério da Cultura, sendo hoje apenas um serviço depauperado, em meios humanos e financeiros, da Direção Regional da Cultura do Norte.
Ao longo destes 30 anos, mercê de uma conseguida intervenção de recuperação, restauro e reabilitação, o Mosteiro de Tibães foi resgatado patrimonialmente, reabilitado como monumento histórico e valorizado culturalmente, tornando-se um veículo para a protecção, salvaguarda, preservação e valorização dos patrimónios materiais e imateriais do mosteiro e do seu território; um instrumento de comunicação e informação; um recurso educativo; um lugar de cultura.
Neste percurso, e no contexto da rede de sinergias em que o Mosteiro de Tibães se move, revelou-se importante a colaboração com o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães – GAMT.
Criada em 2011, a Associação, que tem por fim:
- Ajudar na salvaguarda, valorização, dinamização e divulgação do Mosteiro de São Martinho de Tibães;
- Promover a ligação e a cooperação entre o Mosteiro e a região envolvente;
- Chamar a comunidade a apoiar o Mosteiro na resolução das suas dificuldades, nomeadamente através da angariação de fundos e programas de voluntariado;
- Promover, na medida das suas possibilidades, a localização do espólio perdido do Mosteiro de São Martinho de Tibães;
tem assegurado o cumprimento das suas atribuições e justificado a razão da sua criação.
Projectos como os “Percursos beneditinos”, que já vão na 28ª edição; os 2 Cursos “Conhecer o Mosteiro de Tibães”; “o Projecto Memória da Freguesia de Mire de Tibães” e os “Serões d’Aldeia” com as conferências e tertúlias inerentes; e ainda a edição da publicação “Conhecer o Mosteiro de Tibães” e a aquisição e entrega de 1 quadro da antiga Galeria dos Gerais da Sala do Capítulo, disperso durante o domínio privado do mosteiro, ajudaram a cimentar uma colaboração que se deseja profícua até ao fim dos tempos.
Mas, para além destes projectos e actividades da responsabilidade do GAMT, acrescenta-se a colaboração direta com a equipa do Mosteiro em algumas das suas iniciativas, citando como exemplo as Caminhadas com História, Curso de Agricultura Biológica Familiar, Jornada sobre Doçaria Conventual, o Yoga no Mosteiro de Tibães, atividade iniciada em 2013.
Referiremos ainda o contrato de consignação de publicações e artigos destinados à comercialização, nas lojas de venda ao público da DRCN, desde 2014.
Mencionaremos também o protocolo de depósito, no Mosteiro de Tibães, dos livros doados pela família de Ademar Ferreira dos Santos ao GAMT e finalizaremos com as assinaturas, em 2019, do “Protocolo de Cooperação Institucional” e “Protocolo de Depósito de uma Obra de Arte” (retrato de Frei Bento Santo António Vieira da antiga Galeria dos Gerais da Sala do Capítulo do Mosteiro de Tibães, adquirido pelo GAMT.
Para concluir, regista-se o contributo na divulgação do Mosteiro de Tibães, com a promoção do 1º Encontro de Amigos de Mosteiros Beneditinos, em 2018.
Neste espírito colaborativo, esperamos poder prolongar no tempo toda esta dinâmica desenvolvida já nestes longos anos de atividade.
Edição GAMT Conhecer o Mosteiro de Tibães |
20.º Percurso Beneditino Arcos de Valdevez e Mosteiro de Ermelo |
22.º Percurso Beneditino Casa das Pinturas do Mosteiro de São Martinho de Tibães |
Caminhada com História Tibães - Rendufe |
Encontro de Amigos de Mosteiros Beneditinos |
Memória da Freguesia de Mire de Tibães - O Botar das Almas1 |
Serão com Camilo Castelo Branco |
Serão Minhoto com a Rusga de S. Vicente |
Serão Minhoto com o Rancho de S. Martinho de Tibães |
Mosteiro de S. Martinho de Tibães |
Protocolo de Depósito do retrato de Frei Bento Santo António Vieira |